Mascote
da Copa no Brasil gera discussões nas mídias sociais
A Copa do
Mundo de 2014 está cada vez mais próxima e o povo brasileiro, que é apaixonado
por futebol, já começou a se mobilizar. Essa semana, o assunto mais discutido
foi a respeito do nome do tatu-bola, mascote do torneio esportivo. Foram
escolhidos três nomes para votação da população: Amijubi (amizade + júbilo),
Fuleco (futebol + ecologia) e Zuzeco (azul + ecologia). Porém, as opções estão
causando polêmica, principalmente nas redes sociais. As pessoas, de forma
geral, não gostaram das alternativas oferecidas; entretanto, membros da
Federação Internacional de Futebol (Fifa) afirmaram que a decisão não será modificada.
Movimentos
como "Por mim, o tatu continua chamando tatu!" e "Alô Brasil,
esses nomes são impossíveis, precisamos de algo melhor urgente!", são
exemplos em que milhares de internautas manifestam livremente seu total
desgosto pelos nomes escolhidos. Um dos maiores protestos, que começou no dia
17 de setembro, é o abaixo-assinado “Queremos um nome decente para o
Mascote da Copa de 2014".
Com a boca no trombone
No campus da
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes opinam sobre o
assunto. Elisa Macedo, estudante do curso de Comunicação Social da UFJF,
afirma: “nós somos a nação brasileira. A Copa acontecerá no Brasil por causa da
nossa cultura, dos nossos gostos e costumes".
O turismólogo
Bruno Ribeiro, que ainda não conhecia as opções apresentadas pela Fifa, ficou
surpreso com as sugestões: "Amijubi? Zuzeco? Fuleco? Meio esquisito,
não?!".
De acordo com
o Sargento Lino, do Corpo de Bombeiros, o nome da mascote da Copa foi uma
decisão autoritária da Fifa. "Como a Copa é um evento do Brasil, e eles
sempre afirmam isso, a opinião pública tem que ter um peso nessas
decisões.”
Sargento
Lino (foto: Natália Ferreira)
Johnny
Oliveira, aluno do Curso de Geografia da UFJF, acredita que a população tem que
participar de forma mais democrática. "Lógico que a Copa é um produto da
Fifa, mas como vai ser no Brasil, a população poderia ter mais voz”.
As estudantes
de Pedagogia da UFJF Rafaela de Paula, Daniela Lima e Crislaine Almeida também
compartilham as mesmas opiniões: (VÍDEO DAS MENINAS)
VEJA
TAMBÉM:
Música da
Copa de 2014 é divulgada:
VEJA MAIS:
Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, é
apresentado ao mundo
Por Gabriella Ribeiro, Izabela Fonseca, Maristela Rosa, Natália Fessil e Priscilla Helena
Por Gabriella Ribeiro, Izabela Fonseca, Maristela Rosa, Natália Fessil e Priscilla Helena
Mudando a realidade dos relacionamentos, das conversas, do jornalismo, das amizades; a rede invadiu também a Copa do mundo. Logotipo, nome da bola, nome do mascote...A um anos atrás a Fifa organizava a copa e apresentava ao mundo seus elementos, hoje já precisa conveser-nos de que eles são bons.
ResponderExcluir