sexta-feira, 21 de setembro de 2012

E agora tatu-bola?

Nomes escolhidos pela FIFA para o mascote do mundial de 2014 geram polêmica e insatisfação

(Por Audrey Morais, Luciana Rodrigues,
 Marcela Cavalari e Pedro henrique Landim)
(Fonte: Reprodução/Tribuna de Minas (editado))
Amijubi (junção de amizade + júbilo), Zuzeco (azul + ecologia) e Fuleco (futebol + ecologia). Esses são os nomes sugeridos pela FIFA para o mascote da Copa de 2014 e que não estão agradando os brasileiros. Fato que comprova isso é o abaixo-assinado Queremos um nome decente para o mascote da Copa de 2014 feito na última segunda-feira e que já conta com o apoio de quase vinte e nove mil pessoas.  Criado por Elis Monteiro, o objetivo é conseguir 30.000 assinaturas que serão enviadas ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de conseguirem o direito de escolher por pelo menos outros dois nomes para disputar com os três escolhidos pela FIFA. Tatiana Pereira, estudante de Pedagogia da UFJF expressa sua opinião:
- Horríveis. Tem até abaixo-assinado rolando. Inclusive, eu já assinei.
Um comitê composto por personalidades brasileiras (Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos) foi o responsável pela definição dos nomes. E a FIFA se encontra irredutível em aceitar novas sugestões. O coordenador do curso de MBA em marketing da UFJF, José Humberto Vianna Lima Jr., reprova essa atitude.

- A Fifa impôs os nomes para só depois o país votar em algum deles. Então ela está errada. Porque se a Fifa tivesse feito isso de uma forma mais democrática e participativa, ela deixaria o povo escolher os nomes, para que depois fizesse uma votação com os 5 ou 10 mais votados. Acho que seria pertinente, pois cativaria o público e talvez os nomes fossem mais criativos.

Vinícius de Oliveira, estudante de Comunicação Social da UFJF também não aprovou:
- Acho que não tem nada a ver o pessoal da FIFA querer dar o nome para o mascote aqui do Brasil. Não representa bem o espírito brasileiro.
Além dos nomes, algumas pessoas não gostaram da escolha do mascote.
- Achei nada a ver. Por que um tatu-bola? Por que não uma arara-azul? (Tatiana Pereira)

A escolha do mascote

O anúncio do mascote foi feito por Ronaldo “Fenômeno” no programa Fantástico (TV Globo) no último domingo. A escolha veio após a análise de 47 projetos de seis agências de publicidade brasileira. A ideia de usar o tatu-bola surgiu da ONG Associação Caatinga, do Ceará. De acordo com a FIFA, o design criado pela agência “100% Design” foi o preferido por crianças de 5 a 12 anos. A votação para o nome do mascote ficará aberta até meados de novembro e pode ser feita aqui.

Para José Humberto Vianna, a escolha do mascote da Copa de 2014 foi uma boa estratégia.
(Fonte: Google Imagens)
-A partir do momento que você tem o tatu-bola, que é um animal em extinção, que tem a cara do Brasil e que remete a bola também acaba criando uma identidade e espalha da ideia da sustentabilidade, do respeito, da ética, do ambiente e estabelece um elo de cultura, de arte e emoção a partir de um ícone.


Acesse:

Vote na enquete sobre o nome do mascote na barra direita da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário