terça-feira, 25 de setembro de 2012

Skatistas x Motoristas

A falta de um local adequado e uma legislação específica causam conflitos entre as duas partes.

Por  Audrey Morais, Luciana Rodrigues,
Marcela Cavalari e Pedro Henrique Landim.

Na Semana Nacional de Trânsito, o In_formação em Processo mostra como o retorno de uma moda tem causado problemas para motoristas, pedestres e usuários: o skate.

Brunner Lopes, skatista.
Diferente da última vez que se tornou muito popular, o modelo mais utilizado atualmente é o longboard - mais comprido que o "street" e que proporciona maior equilíbrio, e portanto o skatista pode "patinar" em maior velocidade e por mais tempo. Isso fez com que mais jovens usassem o skate como meio de transporte. 

O skate depende de um piso mais liso, sem pedras e desníveis para andar, o que faz com que os adeptos desse esporte comecem a usar as ruas para andar - seja para fazer manobras ou somente para se locomover na cidade. Sem local próprio na via destinado para esta prática, os skatistas dividem espaço com carros, motos, bicicletas e caminhões, oferecendo perigo não só para os condutores, mas para eles mesmos. 

Marcell Cardoso, estudante da UFJF e condutor, considera errado o uso da via por skatistas.

Marcell Cardoso sobre o uso da via by Lu Rodrigues 3

Marcell conta também como o skate no trânsito quase o levou a um acidente.

Marcell Cardoso sobre como quase atropelou um skatista by Lu Rodrigues 3

Brunner Lopes, diretor da Associação Juizforana de Skate utiliza o skate como meio de transporte na cidade, porém, ressalta o perigo de se fazer isso em áreas de grande tráfego.

Brunner Lopes utiliza skate como meio de transporte by Lu Rodrigues 3

Ele nunca se acidentou e considera que a experiência de mais de 20 anos e a prudência ajudaram para isso.

Brunner Lopes nunca se acidentou no trânsito by Lu Rodrigues 3

No Código de Trânsito Brasileiro, skate pode ser considerado um veículo de propulsão humana (tal como patins, patinete e carroças conduzidas pelo homem) e é considerados parte integrante do trânsito . Porém, não há há uma especificação se o skatista é considerado um condutor ou não e, assim, ter que respeitar as leis específicas para isso. Considerando essa brecha da categorização do skate como veículo, eles teriam que se posicionarem do lado direito da via, em fila única, podendo ser passível de multa caso isso não ocorra. (Art. 247 do CTB)


Veja também: Vídeo do JF Games (Evento realizado no último final de semana) mostra a importância de uma educação para o trânsito para os esportistas.

Vídeo do DETRAN do Rio Grande do Sul em parceria com a MTV para conscientizar os jovens skatistas.

Comente: O que você acha da utilização dos skatistas da via para se locomoverem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário