Exame nacional do
ensino médio 2012
O Exame nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem,
foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (Mec) para diagnosticar a
qualidade do Ensino Médio no país. Somente em 2009, ganhou a nova função de
selecionar ingressantes em cursos superiores.
O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos que estão terminando o Ensino Médio, permitindo o acompanhamento da qualidade do ensino no país e, consequentemente, gerar novas políticas públicas.
O Exame funciona como uma das formas de ingresso em muitas
instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, e desde 2004 também é a
porta de entrada para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo
federal, que distribui bolsas de estudo em faculdades particulares. Em 2010 a
participação no Enem também se tornou obrigatória para pedir o Fundo de
Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O Sistema de Seleção Unificada (SISU), que usa o Enem como
método avaliativo, é outra possível forma, iniciada em 2009, de entrar em
universidades federais. O exame também ganhou a função de servir como prova de
conclusão de Ensino Médio para maiores de 18 anos, no lugar no antigo Exame
Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja). As regras, detalhes e orientações sobre a tão aguardada prova podem ser lidos no edital oficial elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
O Enem ocorre somente uma vez por ano, que neste ano serão nos dias 03 e 04 de novembro. Todavia, de acordo com a atual presidenta Dilma Rousseff, a partir de 2013 a avaliação acontecerá duas vezes no ano.
O vestibular é uma das principais causas de insônia entre os estudantes do 3º ano do ensino médio. Além dos conflitos naturais da idade, ainda têm que lidar com a pressão de escolher uma carreira para toda vida, de passarem em uma instituição de Ensino Superior, dentre um imenso leque de novas responsabilidades que os perseguem. Bate à porta a maioridade.
![]() |
Anne Karollyne, 20 anos. |
Escolher. Estudar. Ser avaliado. Ser o alvo de expectativas. Essa é a rotina dos estudantes que se preparam para o vestibular. Anne Karollyne Nunes de Castro (foto) tem 20 anos e vai fazer a prova do Enem pela terceira vez. Ela espera que o ENEM a ajude entrar no curso de medicina de uma Universidade Federal: "A UFJF é a minha prioridade, mas também vou tentar a UFF e a UFRJ, que dependem do ENEM". A estudante afirma que uma boa nota no ENEM é fundamental para o ingresso em uma Universidade e por isso está se preparando: "Estou estudando freneticamente". Porém, com a aproximação da data da prova o nervosismo só aumenta: "Tenho até tomado chá de camomila todos os dias”.
As instituições de Ensino Médio em todo o país estão desde o início do ano preparando seus alunos para o tão aguardado exame. Alfredo Portugal, coordenador de marketing do colégio Apogeu em Juiz de Fora, fala sobre como o colégio está preparando os alunos para o Enem nesta reta final, afirmando que agora o principal a ser trabalhado é lado psicológico do aluno, uma vez que é uma prova extensa, sendo necessário muita serenidade e objetividade.
Micheline Oliveira está cursando o 2º período de Fisioterapia em uma faculdade particular e vai prestar o Enem pela 3ª vez para tentar entrar em uma Federal. A estudante deixa um conselho para quem vai prestar o Enem pela primeira vez.
Mais
- Quais são as instituições que federais e estaduais que utilizam o Enem?
- A redação
- Como estudar matemática para o Enem?
- Temas mais cobrados no Enem
- As 100 perguntas mais frequentes sobre o Enem
- Site do Enem
Por Daisy Cabral e Jéssica Lobato
Equipe: Aline Ortolani, Daisy Cabral, Jéssica Lobato, Jordana moreira e Karina Klippel.
Equipe: Aline Ortolani, Daisy Cabral, Jéssica Lobato, Jordana moreira e Karina Klippel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário