sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A importância do voto

(Por Audrey Morais, Luciana Rodrigues,
Marcela Cavalari e Pedro Henrique Landim)

Para compreender a importância do voto tal como é hoje no Brasil, tem-se que pensar toda a história das eleições no país. Até que o voto fosse realmente democrático, várias restrições foram impostas, devido, principalmente, ao próprio contexto histórico. Escravos, mulheres e analfabetos passaram muito tempo sem o direito de exercerem seu papel como cidadãos e escolherem seus governantes.

Em um passado recente, a população também foi impedida de votar por mais de duas décadas, durante a Ditadura Militar. Mas após o período, o povo saiu às ruas para protestar em favor de uma eleição direta – tinham consciência da importância de poder escolher quem os representaria, quem governaria por eles.

Cícero Vilela, recém-graduado em Comunicação Social e que realizou diversas pesquisas na área de Política explica a importância das eleições em uma democracia:
A função do voto não está apenas em exercer a cidadania, mas, especialmente, em decidir o futuro do país, do estado ou da cidade pelos próximos quatro anos. O Comitê de Cidadania – Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz – realiza um trabalho de educação política nas escolas, para que o jovem eleitor (ou, às vezes, futuro eleitor) tenha consciência do significado de suas ações ao escolher um candidato. Elisabeth César Costa, coordenadora do Comitê, fala mais sobre o trabalho com os alunos:
O Comitê também está divulgando a campanha ‘Voto não tem preço. Tem consequências’, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é uma reafirmar a importância do voto consciente. Amparada na Lei 9840 – a primeira de iniciativa popular no Brasil - a campanha busca combater a venda ou compra de votos, o uso da máquina administrativa durante o período de eleições, entre outras práticas de corrupção eleitoral.

Veja também: Você sabe o que faz um vereador?


Nenhum comentário:

Postar um comentário