quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Intercâmbio: os dois lados da moeda

Trabalho internacional voluntário já faz parte da vida de estudantes


por Letícia Moraes, Monique Tostes,
Natália Oliveira e Paulo César Rosa

            Conhecidos como “geração Y”, eles gostam de se desafiar e sair da zona de conforto sempre que podem.  Viajar, ter contato com outras culturas, fazer novos amigos e causar algum tipo de impacto positivo na sociedade são ambições comuns para estes jovens. Neste contexto, o intercâmbio voluntário se mostra como uma ótima oportunidade de sair do senso comum e conseguir um diferencial, que proporciona desenvolvimento pessoal e profissional. Uma prova disso é que a modalidade vem sendo cada vez mais procurada pelos jovens, tanto no Brasil quanto em outros países.

De Juiz de Fora para o mundo
Com vontade de experimentar coisas novas, Lília Brum, estudante de Direito,foi em busca de uma experiência internacional em que pudesse experimentar um grande choque cultural. Através do programa “Cidadão Global”, oferecido pela AIESEC em Juiz de Fora, ela realizou o seu intercâmbio na Ucrânia, onde trabalhava em uma escola dando palestras para estudantes de 15 e 16 anos sobre cultura brasileira e AIDS: “Fiz apresentações junto com intercambistas chineses e outros brasileiros. Os jovens eram bastante interessados na cultura brasileira, mas sabiam pouca coisa a respeito do nosso país.”, diz.
            Durante o intercâmbio, a universitária morou com três intercambistas da Geórgia e teve contato direto com jovens da China, da Polônia e da Indonésia. Assim, ampliou a sua visão de mundo, seu networking e conheceu um pouco mais de cada lugar e de cada cultura.
            Já a estudante de Administração Érika Fontes realizou o seu intercâmbio na China, trabalhando com projetos ligados a conscientização dos migrantes de Pequim sobre seus direitos. Ela conta porque decidiu fazer o seu intercâmbio:
Por que fazer intercâmbio? - Érika by Paulo César 52

Segundo ela, os momentos mais marcantes da sua experiência foram:
Os momentos mais marcantes - Érika by Paulo César 52

O mundo em Juiz de Fora
Embaixadores Globais / Foto: Letícia Moraes
            Não são só os jovens brasileiros que estão em busca de oportunidades internacionais. A cidade de Juiz de Fora também recebe estudantes de várias partes do mundo, interessados em conhecer a cultura local e desempenhar algum tipo de trabalho social. Através do projeto “Embaixadores Globais”, por exemplo, eles têm a oportunidade de debater temas atuais com jovens brasileiros e apresentar um pouco mais sobre sua cultura nativa. Na última edição, o ciclo de palestras contou com voluntários vindos da Rússia, do Egito, do Paquistão, da Irlanda do Norte e da Holanda. Clique aqui e veja o depoimento de alguns deles, falando sobre sua experiência no Brasil:
Ficou com vontade de fazer o seu intercâmbio, mas não sabe por onde começar? É só acessar o site de empresas e organizações especializadas no tema. A gente indica alguns pra você:
Central de Intercâmbio - CI
Student Travel Bureal - STB
IE
AIESEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário