quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Rosa o tom da vida

Outubro Rosa mês de combate e prevenção ao câncer de mama


por Letícia Moraes, Monique Tostes, 
Natália Oliveira e Paulo César Rosa

A cor rosa costuma ser associada ao feminino e transmite muitos significados como amor, delicadeza, carinho e compaixão. Mas no mês de outubro, o rosa é o tom da vida, é a cor da prevenção e da luta mundial contra o câncer de mama.
            O câncer de mama é a principal causa de mortes por tumor entre a população feminina no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) a estimativa é de mais de 52 mil novos casos da doença no país, e as regiões Sudeste, Sul e Nordeste, são as que registram o maior número de casos, respectivamente.Além disso, o último estudo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que no ano de 2010 o número de mortes causadas pela doença foi de 12.705 entre as mulheres e 147 entre os homens.
            Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção surgiu o Outubro Rosa.O movimento teve seu início nos Estados Unidos, com ações e projetos realizados por alguns estados do país no mês de outubro, na luta contra o câncer de mama e incentivo à mamografia. Com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro foi oficializado como o período de prevenção e conscientização sobre a doença e ao longo do tempo as iniciativas foram se propagando pelos países, até que as ações neste mês ocorressem mundialmente.

Como prevenir?

Uma dos temas que é sempre debatido nas manifestações do Outubro Rosa é a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença, que em muitos casos reduz o número de mortes e cirurgias, como explica a mastologista Jordana Bretas.
Por isso é muito importante que as pessoas estejam conscientes das formas de detecção da doença, uma delas é o autoexame que deve ser feito a partir dos 25 anos, como conta a mastologista. No entanto, o autoexame não é a única forma de detecção da doença e nem a mais importante, segundo Jordana Bretas a mamografia é a forma mais eficaz de rastreamento da doença.
Rosa Matias na Caminhada de Conscientização
(Foto: Natália Oliveira)
Quem já passou por cirurgias e tratamentos do câncer de mama sabe a importância dos exames e da prevenção, Rosa Matias, 40 anos, descobriu o tumor há  três  anos através dos exames de rotina e sabe a importância da conscientização.
  Rosa Matias by Paulo César 52


Outubro Rosa em Juiz de Fora
           
            Na cidade as ações e manifestações do Outubro Rosa foram realizadas pela Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (ASCOMCER). que organizou palestras, caminhadas e exames de mamografia gratuitos para a população.
Concentração da Caminhada da Conscientização (Foto: Natália Oliveira)
Distribuição de folheto informativo e chaveiro
na rua Halfeld (Foto: Natália Oliveira)
            A Caminhada de Conscientização contou com a participação de pacientes e voluntários da instituição e com o apoio da Superintência Regional de Saúde. Os participantes se concentraram no Parque Halfeld e desceram o calçadão da rua Halfeld, até o Cine Theatro Central, distribuindo o folheto informativo e o chaveiro da vida,confeccionado pelas pacientes. A caminhada que aconteceu na tarde do dia 11 de outubro, contou com mais de 30 pessoas, que alertaram a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Voluntária Rosane Barbosa na Caminhada da
Conscientização (Foto: Natália Oliveira)
            Além da caminhada a ASCOMCER disponibilizou mais de 50 vagas para a realização dos exames de mamografia. De acordo com a voluntária Rosane Barbosa a meta foi alcançada, mas durante o ano costumam sobrar vagas para os exames de mamografia no hospital.
  Rosane Barbosa  Paulo César 52 

Grupo Vitoriosas
           
 Ana Karina Porto e Fernanda Batista
(da esquerda para direita) coordenadoras do
Grupo Vitoriosas (Foto: Natália Oliveira)
            A ASCOMCER atua durante todo o ano na luta contra o câncer de mama, mas também realiza um trabalho de acompanhamento e apoio as pacientes em tratamento da doença através do Grupo Vitoriosas, que conta atualmente com 25 participantes fixas, que se encontram todas às quintas-feiras.
            De  acordo com as coordenadoras,  Ana Karina Porto e Fernanda Batista as atividades contam com o apoio e serviço de  profissionais  de serviço social, psicologia  e fisioterapia, sempre com o objetivo de atender às necessidades e fornecer apoio à reabilitação das pacientes. 
Leila Barino participante do Grupo Vitoriosas
(Foto: Natália Oliveira)
          Para Leila Barino, 46 anos, “o grupo é muito bom e importante. Nós temos a oportunidade de fazer exercícios, conversar e dividir, ver que o problema não é só seu.”


De olho no Câncer de Mama:

Nenhum comentário:

Postar um comentário