sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Irlanda quer dobrar número de estudantes estrangeiros até 2015

por Guilherme Pimentel

      O governo irlandês anunciou que pretende dobrar o número de estudantes estrangeiros no país até 2015. A meta visa tanto os estudantes do ensino superior, quanto estudantes de inglês. Uma das ações será aumentar o número de escolas de inglês em até 25%. Para atrair mais estudantes de ensino superior, a Irlanda vem buscando parcerias com outros países, inclusive com o Brasil.
         No dia 9 de outubro, o presidente da Irlanda, Michael Higgins, reuniu-se com o Ministro da Educação do Brasil, Aloizio Mercadante, para a assinatura de acordos referentes à parceria Brasil - Irlanda no programa Ciência sem Fronteiras. O objetivo é disponibilizar bolsas de estudo para brasileiros interessados em estudar fora do país. O governo brasileiro pretende enviar até dois mil estudantes para instituições irlandesas nos próximos três anos para estudarem matemática, ciências, tecnologia e engenharia.
     A atitude do governo irlandês busca aproveitar o endurecimento das regras impostas pela vizinha Inglaterra à entrada de estudantes estrangeiros. De acordo com o ICOS (Conselho Irlandês para Estudantes Internacionais), um órgão do governo federal da Irlanda, cerca de 100 mil estudantes de todo o mundo estão no país estudando inglês. Esse contingente movimenta cerca de 1 bilhão de euros por ano. A Irlanda busca atrair os estudantes que teriam como primeira opção a Inglaterra, mas que desistem ou não conseguem permissão para entrar no Reino Unido. Essa demanda ajuda a aquecer uma economia em crise, que viu seu PIB diminuir nos últimos anos e o desemprego atingir 15%.

        Qualidade de vida como atrativo
     A pequena população da Irlanda contribui para a formação de cidades menores, mas muito bem estruturadas. A capital Dublin tem apenas 500 mil habitantes, mas já foi considerada pela Universidade de Loughborough, da Inglaterra, como uma das 30 melhores cidades do mundo. A hospitalidade do povo irlandês, a segurança e a cultura são as apostas das autoridades para atrair estudantes estrangeiros. A cidade de Limerick, localizada no meio-oeste da Irlanda, é a quarta cidade mais populosa da Irlanda, com cerca de 60 mil habitantes. A cidade abriga uma das principais universidades irlandesas, a University    of Limerick (UL), com 17 mil alunos e várias opções para estudantes do ensino superior ou de idiomas. A UL é famosa pelo seu complexo esportivo, formador de times campeões em competições europeias e fornecedor de atletas para a delegação irlandesa nas últimas Olimpíadas.
Central Plaza - University of Limerick
           Uma das escolas de idioma localizadas dentro do campus da UL é a Limerick International Study Centre (LISC). O diretor da escola, Ronan McGrath, destaca a tranquilidade da cidade e a infra-estrutura à disposição dos habitantes. "Sempre ouvimos dos nossos alunos que a escolha da Irlanda e de Limerick para estudar inglês deve-se à qualidade de vida. Segurança, tranquilidade e facilidade de locomoção. Basta um ônibus para ir da universidade ao centro da cidade. Esse é um privilégio do qual só pequenas cidades podem desfrutar. Além disso, somos o único país de língua inglesa na Europa, além do Reino Unido. Para os não-europeus, a facilidade de se obter o visto é muito maior se comparado às regras do Reino Unido".
Parte do complexo Kemmy Business School, onde fica a LISC
           A escola vê o movimento de alunos triplicar durante os meses de julho e agosto, as férias de verão europeias. "Durante o verão costumam chegar 10, 15 alunos por semana. A maioria são espanhóis, aproveitando a proximidade da Irlanda com a Espanha e o período de férias. Eles geralmente vêm por apenas três semanas". Um desses alunos, Pedro Rubio, lista os motivos que o fizeram escolher Limerick. "Achei melhor optar pela tranquilidade. A cidade é menor, a população é amigável, não tenho preocupações com trânsito, segurança, nada. Adoraria morar em Londres para aprender inglês, por exemplo, mas lá eu não teria o padrão de vida que tenho na Irlanda pelo preço que pago aqui".

Aula na Limerick International Study Centre
       Interesse de várias partes do mundo
     A maioria dos estudantes da LISC é composta de espanhóis e brasileiros. Mesmo assim, a escola já foi escolhida por pessoas do mundo inteiro. Gente vinda do México, Itália, França, Rússia, Lituânia, Polônia, Alemanha e até China e Japão mostram que o governo irlandês pode ter encontrado um bom caminho para recuperar sua economia ao atrair estudantes estrangeiros para dentro da Irlanda.










Nenhum comentário:

Postar um comentário