terça-feira, 30 de outubro de 2012

Empresas juniores: cases de sucesso


O que faz uma empresa ser destaque dentro de seu campo de atuação? Uma das principais colocações de profissionais que estudam o mercado é a de qualidade no serviço oferecido, buscando sempre a inovação. O constante aperfeiçoamento de procedimentos, produtos e serviços oferecidos leva os empreendedores para caminhos de práticas de sucesso. Por vezes essas práticas são tão surpreendentes e inovadoras que originam os chamados cases, ou casos de sucesso.

E essas práticas podem se referir a inovações no que diz respeito ao mercardo e aos clientes, como algum trabalho positivo realizado ou alguma publicidade super lucrativa, ou também no que diz respeito ao regimento interno dessas empresas. A elaboração dos cases, que nada mais são do que relatórios dessas práticas, pode se referir a esses dois ambientes, interno e externo. A elaboração de cases para relatar práticas de sucesso é muito comum em empresas consolidadas. Ao longo dos anos, essa prática também vem se tornando comum no que diz respeito a outro tipo de empresa - as empresas juniores.

EJs são empresas formadas exclusivamente por estudantes dos cursos de graduação das universidades. Nelas são desenvolvidos projetos que focam, em sua grande parte, nos micro e pequenos empresários. Para esses projetos são cobrados valores abaixo da realidade de empresas que atuam no mercado convencional. A orientação e o acompanhamento dos professores é um ponto-chave, principalmente por respaldar o que é feito e atestar a qualidade do produto final oferecido ao cliente.

Durante o ano acontecem diversos encontros de empresas juniores. Em novembro ocorre o Encontro Mineiro de Empresas Juniores, o EMEJ 2012. Centenas de jovens empreendedores irão se encontrar na cidade de Uberlândia entre os dias 15 e 18 de novembro. Visando a troca de experiências e o aperfeiçoamento de ideias, vários cases serão apresentados, de EJs de diferentes cidades. É o caso da Acesso Comunicação Jr., de Juiz de Fora, da UFMG Consultoria Jr., de Belo Horizonte, e até da Ayra Consultoria, do Rio de Janeiro. 


Como geralmente ocorre com os cases, nesse evento eles serão divididos em duas categorias: projetos internos e externos. Os casos de sucesso de projetos internos dizem respeito a alguma inovação ou nova iniciativa que impactou positivamente sobre qualquer área da empresa, no caso, EJ. Já os de projetos externos dizem respeito a serviços executados para clientes que atingiram resultados satisfatórios. Será escolhido o melhor case de cada categoria, que será premiado com o Prêmio Fejemg.

A apresentação de casos de sucesso em eventos desse porte é muito bem vista pelos empresários juniores. É o que defende Mateus Berger, Gerente Administrativo-financeiro da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina: “É sempre bom mostrar para todos os resultados do nosso trabalho. As EJs, apesar de isso estar mudando, ainda não tem muito reconhecimento em nosso país, e esses evento e os prêmios que incentivam a inovação colaboram para esse crescimento do MEJ (Movimento Empresa Júnior)”. Mateus também vê os eventos como oportunidade de integração mais efetiva entre os empresários juniores das mais diversas partes do país: “Acaba que nos encontramos em reuniões pela internet, que é a ferramente mais utilizada em nosso trabalho. É bom conhecer pessoalmente as pessoas com quem trabalhamos.”

No ano que vem é a vez de Juiz de Fora organizar o EMEJ. Com certeza é a oportunidade que esses jovens precisam para aumentar a representatividade do movimento e criar ainda mais práticas de sucesso.

Por: Guilherme Miscula e Vítor Bara




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